Grande parte da população brasileira vive endividada. Por essa razão, vamos falar 5 dicas para sair das dívidas e manter uma vida financeira estável.
As dívidas são um problema, pois através das dívidas muitas famílias ficam presas e não conseguem prosperar. Assim, para melhorar a condição e ter uma vida equilibrada é preciso dominar o dinheiro.
Nesse artigo, vamos falar algumas estratégias que podem ser abordadas para conseguir se livrar da tão temida dívida. Colocando essas estratégias em prática você será capaz de ajeitar suas finanças.
Faça seu orçamento pessoal ou familiar
Em primeiro lugar, para conseguir sair das dívidas é preciso se planejar. Por isso, fazer um orçamento pessoal e familiar vai ajudar a controlar suas despesas.
Para isso, é importante criar uma planilha de orçamento familiar. Com isso, é possível anotar todas as entradas e todas as despesas, como também é possível entender no que o dinheiro está sendo gasto.
Através de um planejamento financeiro será possível cortar gastos desnecessários e entender o motivo da dívida. Logo, em muitos casos a dívida surge por falta de controle financeiro.

Liste todas as suas dívidas
O segundo passo é listar todas as dívidas e seus valores. Fazendo isso, será possível medir as dimensões da dívida e assim tomar uma iniciativa para sair dela.
Portanto, entender o motivo das dívidas e as ações que te levaram até essa situação é o primeiro passo para sair dela. Pois, sem entender o caminho que te fez chegar nas dívidas, você poderá retornar sempre.
Artigos Relacionados:
Aliás, sem entender o caminho que fez você chegar nas dívidas não será possível retornar. Por esse motivo, é importante reconhecer os erros financeiros cometidos.
Venda o que você não usa mais
Uma forma de sair das dívidas é com renda extra. Pois, se o dinheiro do salário não está dando conta de manter seu estilo de vida, ele também não será capaz de tirar você das dívidas.
Sendo assim, fazer uma renda extra poderá ajudar a controlar as suas contas e diminuir o peso da dívida. Entretanto, não pense em fazer uma renda extra para gastar mais dinheiro.
Nesse momento, o que você precisa é pagar tudo o que você deve. Porém, esse processo pode demorar, dependendo do nível da sua dívida pode levar até alguns anos.
Mas não se desespere, o primeiro passo é você se organizar e entender suas dívidas. Depois disso, comece a fazer uma renda extra vendendo coisas que você não precise mais.
Além disso, você pode vender algum bem de valor como o carro por exemplo. Assim, você consegue levantar um capital rápido e quitar boa parte das dívidas.

Corte gastos desnecessários
Depois de fazer o orçamento familiar e colocar todas as despesas na sua planilha financeira pessoa, é hora de começar a cortar gastos desnecessários.
Isso pode incluir TV por assinatura, planos caros de internet, associação em clubes de laser e outros gastos que você possa viver sem. O importante é diminuir o máximo os seus gastos.
Por fim, olhe para sua planilha financeira e faça a seguinte pergunta: Quais gastos nessa planilha não são necessárias para a sobrevivência? Sim, em situações extremas de dívidas será preciso abrir mão de muitos luxos.
Busque fazer uma renda extra
Ademais, você pode começar a fazer uma renda extra. Existe algo que você saiba fazer e que possa fazer em suas horas vagas para ganhar um dinheiro extra?
Por exemplo: Vender pipoca, trabalhar de entregador, cortar a grama do vizinho ou prestar uma consultoria. Qualquer atividade que possa trazer uma renda extra será de grande ajuda para pagar as dívidas.
Portanto, busque qualquer serviço extra ou qualquer forma de ganhar dinheiro com algum trabalho nas suas horas vagas e isso te ajudará a pagar suas contas.

Conclusão
Por fim, essas são as 5 dicas para você sair das dívidas. As dívidas são complexas e cada caso precisa ser estudado individualmente, pois algumas dívidas podem ser baixas e fáceis de pagar.
Em contrapartida, outras dívidas podem estrar fora de controle e exigirá anos para conseguir acertar. Porém, com um bom planejamento será possível reduzir esse tempo e pagar todas as dívidas.
3 respostas